Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) lança Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais para médicos

Med@2022
19 de julho de 2022

Iniciativa é de extrema importância em um momento de combate às fake news sobre saúde e na capacitação dos profissionais para atuar com ética e assertividade no ambiente online. 

Recentemente o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) lançou um guia de boas práticas nas redes sociais para médicos. Trata-se de algo muito importante para a área, pois mostra a preocupação do órgão em se adequar a realidade atual e orientar os profissionais de saúde em como atuar de forma ética e assertiva. 

Todo o documento pautou a importância de focar a presença digital dos médicos no caráter informativo, educativo, o que vai ao encontro de ações de combate às fake news sobre saúde e direciona a atuação para uma questão de responsabilidade social. 

O guia esclarece que  o conceito de mídia sociais vai além de Instagram e Facebook, uma vez que diversas outras ferramentas se enquadram nestsa definição, além destsas duas: Sites, Blogs, Vlogs, Hangouts, Telegram, Whatsapp, Linkedin, Tiktok, Twitter e Youtube.

O conselho enfatiza que a interação e o relacionamento são as palavras-chaves quando falamos de mídias sociais e por isso é preciso cuidado na utilização das ferramentas. Ou seja, o médico deve pautar seu discurso com foco no esclarecimento e na educação da sociedade sobre temas de saúde. 

O CREMESP reforça a importância de fazer isso levando sempre em consideração o Código de Ética Médica e as regras da Publicidade Médica, sem utilizar de sensacionalismo e auto promoção. Além disso, alguns outros direcionamentos são importantes de recordar sobre o código, como o fato de não poder divulgar preços de procedimentos e não expor a figura do paciente. 

Um outro ponto importante descrito no guia, se diz respeito à linguagem e escrita que deve ser utilizada pelos médicos no âmbito online. É importante abordar os temas de saúde com clareza, de forma simples e evitando termos muito técnicos. Além disso, qualquer citação ou uso de imagem deve respeitar os direitos autorais. Por isso, cuidado com o uso de fotos que não sejam de bancos pagos. 

O órgão também abordou a importância do cuidado com opiniões e compartilhamentos. O médico, mais do que qualquer pessoa, deve checar as fontes de informações e só compartilhá-las quando vierem de entidades confiáveis. Outro ponto importante: a resposta a comentários e mensagens deve ser feita com cautela. No ambiente online, as pessoas manifestam suas opiniões de diversas maneiras, então é preciso profissionalismo  na resposta, principalmente se a mensagem for uma crítica negativa ao profissional ou ao serviço da clínica. 

Muitos médicos estão se tornando influenciadores online e isso é extremamente positivo, desde que as informações transmitidas sejam confiáveis e éticas. Na área da saúde, influenciar requer ainda mais responsabilidade. 

Um último ponto abordado pelo Conselho, é no que diz respeito a perfil pessoal ou profissional. Na verdade, nenhuma conta é totalmente privada a partir do momento que alguém pode salvar o conteúdo postado. Portanto, o cuidado e bom senso deve ser o mesmo em ambos os perfis. Caso o médico pertença a alguma instituição pública ou privada, é importante também levar em consideração as diretrizes desta instituição. 

Acesse o guia completo no link abaixo.

Considere ter uma empresa especializada para garantir uma atuação ainda mais assertiva e segura no ambiente digital. A rotina da área da saúde muitas vezes dificulta a presença digital e inviabiliza o estado de atenção necessário para ter sucesso neste meio. Solicite uma avaliação gratuita das suas mídias sociais para verificar se está atuando de acordo com as diretrizes. 

http://cremesp.org.br/library/modulos/flipbook/publicacao/73/5/index.html

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